Tipos de poliuretano
Densidades entre 150 Kg/m³ a 850 kg/m³. Poliuretanos com célula microcelular e estrutura rígida.
Como exemplos, podemos citar: Aerofólios automotivos, molduras e peças decorativas, painéis de caixas eletrônicos, peças técnicas automotivas, fabricação de protótipos, peças técnicas em geral. Aplicados também em mobílias na imitação de madeiras e peças estruturais.
Poliuretano Rígido -
Poliuretanos constituídos com células fechadas e apresentam densidades entre 20 Kg/m³ até 750 Kg/m³.
São utilizados para isolamento acústico, isolamento térmico (gabinetes de geladeiras, telhas, paredes de frigoríficos, tubulações), bóias, enchimento de embarcações para aumentar a flutuabilidade, etc. Muito utilizado na imitação e substituição de madeira e locos estruturais, tais como molduras e mobília doméstica.
Poliuretano Flexível -
São poliuretanos com célula aberta e densidade entre 8 à 50 Kg/m³.
Tem ampla variação nas propriedades mecânicas, dependendo da formulação.
Diferentemente das espuma de PU moldadas, as espumas flexíveis de PU não apresentam a pele que se obtém devido ao aprisionamento da mistura reacional durante a expansão num molde. Neste caso, a espuma é sempre laminada ou torneada.
Poliuretano Flexível Moldado -
São poliuretanos com célula aberta e densidade entre 45 a 450 Kg/m³.Tem como característica principal a sua moldabilidade, sua alta resiliência e sua alta resistência a compressão. Apresentam pequena pele como proteção.Entre os exemplos, estão as espumas de banco de automóveis, espumas de cadeira de escritório , espumas de estofados de luxo, os coxins de amortecimento, buchas , etc.
Poliuretano Pele Integral(Integral Skin) -
São poliuretanos flexíveis com densidades normalmente entre 150 a 300 Kg/m³.
Possuem uma pele elástica e resistente que protege a parte interna contra ações mecânicas.
Como exemplo de aplicação está os volantes automotivos, os protetores dos equipamentos de