Resumo - Palestra
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental –PCC
Carla Milene Wiesiolek
Psicóloga Clínica
CRP 11.904
Jaboatão dos Guararapes - 13 de Outubro de 2012
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental –PCC
A psicoterapia cognitivo-comportamental - Trata diversos transtornos psicológicos. Terapia objetiva, sintomas com ênfase no presente. Volta-se ao passado para que a história de vida do paciente ajude no processo psicoterapêutico (busca na história do paciente uma integração com seus problemas atuais, permitindo desenvolver estratégias específicas para lidar com as dificuldades).
Os aspectos emocionais passados ajudam no tratamento, mas o foco da terapia é o que mais aflige o paciente, e em grande parte esses problemas são pensamentos, sentimentos e comportamentos que estejam ocorrendo no dia a dia da pessoa. A vulnerabilidade cognitava, o termo cognitivo significa processos de conhecimento, pensamento. Vai buscar a disfunção cognitiva do pensamento, quando o sujeito sofre uma situação, qual a interpretação que ele faz? Pode ser interpretada de diversas maneiras, definindo a resposta emocional e o comportamento do sujeito. Essas interpretações são determinadas pelas crenças relacionadas a nossos estados de humor, sensações físicas, comportamentos e acontecimentos em nossas vidas. Gerando pensamentos positivos e negativos interferindo em nosso comportamento e acontecimentos em nossas vidas.
A psicoterapia cognitivo-comportamental ensina métodos que se mostram úteis em problemas. Cada um destes aspectos diferentes da nossa vida estão interligados e influenciam a todos os outros.
Nossos pensamentos afetam nosso comportamento:
Transtorno de humor/emoção
Transtorno obsessivo;
Depressão;
Ansiedade;
Pânico;
Fobias;
Timidez;
Disfunção sexuais;
Dependência Química;
Características - TC (Terapia Comportamental) -
1. Aliança terapêutica;
2. Postura