Ptf Ind 8 Sem
thais aleixo de queiroz
MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
DO SERVIÇO SOCIAL
Castanhal
2014
thais aleixo de queiroz
MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado às disciplinas de: Gestão Social; Serviço Social e Terceiro Setor; Oficina de Formação Pesquisa Social.
Castanhal
2014
Introdução
Nos últimos 20 anos, a profissão solidificou em sua metodologia de formação e exercício profissional, um caráter que tem buscado reconstruir as relações sociais a partir das ações que desenvolve, na direção de compor novos valores, modos de pensar e agir da população com a qual trabalha, colaborando para a defesa intransigente dos direitos humanos, da justiça, da liberdade, da equidade, e da democracia. Esta reelaboração das formas de trabalho do assistente social, no âmbito de seu espaço sócio ocupacional, sugere retraduzir os valores ético-políticos no relacionamento que constitui com os profissionais, instituições/organizações e população.
Memorial do processo de institucionalização do Serviço Social
O Serviço Social profissional apresentou sua ascendência no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social. Nesse momento foram anunciadas várias medidas de políticas sociais, como uma forma de enfrentamento das múltiplas refrações da questão social, ao mesmo tempo em que o Estado obtinha a adesão dos trabalhadores, da classe média e dos grupos influentes. O governo populista de Getúlio Vargas adotava mecanismos de concentração política administrativa, que beneficiavam o aumento da produção.
IAMAMOTO (1983) afirma que: “A implantação do Serviço Social ocorre no decorrer desse processo histórico, surgindo da iniciativa particular de grupos e frações de classe, que se manifestam por intermédio da Igreja Católica. Enquanto que as leis sociais são resultantes da pressão do operariado pelo reconhecimento