Pteridófitas e seivas
.Possuem vasos condutores
.Não possuem flores
.Em geral,o caule é do tipo rizoma,semelhante a uma raiz
REPRODUÇÃO
Nas samambaias existem pequenos pontos que são os soros,que são importantes na reprodução,pois produzem os esporos.
Durante o ciclo de vida de uma pteridófita,esses esporos são lançados no ar.Ao caírem em local úmido e sombreado,estes esporos germinam,se desenvolvem e geram um gametófito em forma de coração.
O encontro dos gametas(produzidos pelo gametófito-masculino e feminino)só é possível se houver água no ambiente.Se acontecer esse encontro desenvolve-se sobre o gametófito uma outra parte da planta chamada esporófito.
Em pouco tempo,o esporófito cria raizes e se fixa ao solo.Suas folhas desemvolvem novos esporos recomeçamdo o ciclo de vida do vegetal. VOCÊ SABIA...
Ao longo do tempo da história evolutiva da Terra,as pteridófitas foram os prmeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos condutores de nutrientes.
Isso possibilitou um transporte mais rápido de água pelo corpo vegetal e favoreceu o surgimento de plantas de porte elevado.Além disso,os vasos condutores representam uma das aquisições que contribuíram para a adaptação dessas plantas a ambientes terrestres.
Os registros fósseis indicam que essas plantas já eram comuns desde o período Carbonífero,há cerca de 360 milhões de anos.No Carbonífero superior, a vegetação da Terra era em grande parte dominada por pteridófitas de 8 metros de altura,assemelhando-se a árvores.
O corpo das samambaias é recoberto por uma película impermeável que evita a perda de água.A água absorvida pelas raízes é levada por toda planta através de vasos condutores.
SEIVAS
.Seiva bruta,formada nas raízes,por absorção da solução existente no solo,que é levada até aos ógãos da planta(caule e folhas)através das células do xilema,para ser utilizada na produção de substâncias orgânicas e assim transformada em .Seiva elaborada,que é dispersa por todos os tecidos da planta