PT indiv 2 sem C pia
2014
1 DESENVOLVIMENTO
Nas últimas duas décadas, o comércio varejista teve uma evolução significativa que foi proporcionada pelo desenvolvimento tecnológico, com ênfase à informática, que propiciou a geração de técnicas de gestão mais eficientes, melhor conhecimento sobre o modo de circulação dos produtos e serviços, ganhos de eficiência e incorporação de novos modelos organizacionais mais intensivos em conhecimento e informação. Estes fatores aliados ao processo de globalização e aberturas de mercados contribuíram na redução de espaços econômicos regionais ou locais privilegiados.
1.1 PrincipAis estruturas de mercado
As principais estruturas de mercado são multidimensionais, pois se constituem de vários fatores, como a diferenciação de produtos, número de firmas produtoras no mercado, elasticidade de demanda e economias da escala de produção, as condições de entrada e o grau de concentração dos vendedores e dos compradores.
1.2 Concorrência Perfeita
É o modelo ideal de mercado, pois a entrada e a saída de firmas no mercado são livres, ou seja, não há barreiras. Nessas condições, a empresa apenas escolhe produzir a quantidade correspondente ao seu lucro máximo, que é aquele em que o preço e o custo marginal se igualam.
1.3 Monopólio
A estrutura de mercado conhecida como monopólio caracteriza-se por apresentar apenas um vendedor para um determinado produto no mercado. Vários são os motivos que podem levar um mercado a estruturar-se como um monopólio: patentes, licenças governamentais, propriedade exclusiva de matéria-prima ou técnica produtiva, economias de escala que levam ao monopólio natural, etc.
Corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.