PT IND 2014
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
A criatividade faz parte da natureza, ela não é um dom, nós nascemos com a capacidade de criar, e esta pode ser estimulada e se desenvolve nas pessoas em maior ou menor grau, dependendo do ambiente que o indivíduo se encontra inserido, pois este interfere nos níveis em que o processo criativo se apresenta em cada um de nós.
“Criatividade nada mais é do que um labirinto em que difícil não é encontrar a saída, mas sim a entrada”. (Ruben Fonseca), criatividade é pensar, é usar o raciocínio, planejar, é a capacidade que o ser humano possui para resolver problemas, buscando soluções criativas para atingir seus objetivos, é transformar é criar algo novo, ela é inerente ao ser humano, mas esta, no entanto não se apresenta para todos nós, pois algumas pessoas são mais criativas, outras menos, mas todas possuem essa habilidade em maior ou menor grau, e esta pode ser estimulada e desenvolvida.
Por tanto se os fatores ambientais influenciam no processo criativo dos indivíduos, podemos concluir que a escola é um importante veículo onde a criatividade pode ser estimulada e desenvolvida, pois ela é o primeiro ambiente social em que a criança será inserida, é onde ela irá fazer suas primeiras trocas. Assim sendo, o professor na intenção de estimular os processos criativos de seus alunos, deverá buscar meios de transformar o ambiente escolar, muitas vezes, promove obstáculos que podem afetar a criatividade de seus