Introdu O Cido Succ Nico

2553 palavras 11 páginas
Introdução – Rascunho
1. Introdução

Atualmente tem-se vindo a verificar uma alteração nas tendências da produção industrial. Os recursos energéticos baseados em combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão ou o gás natural, são responsáveis por responder a cerca de três quartos das crescentes exigências energéticas a nível mundial. Além disso, existem mais de 2500 produtos diferentes cuja produção tem como ponto de partida o petróleo (1). Assim sendo, face à diminuição das reservas de petróleo, aumento na procura de produtos químicos e acréscimo nos custos energéticos da sua produção e da eliminação dos resíduos inerentes, uma vertente sustentável da indústria começa a surgir. Além disso, a preocupação com a segurança humana e ambiental tem vindo a aumentar, tornando-se essencial uma procura de alternativas à indústria petrolífera a longo prazo, de forma a haver a produção de compostos químicos, energia e materiais de forma sustentável (2).

1.1 Biomassa lenhocelulósica 
A biomassa lenhocelulósica existe em abundância, tem baixo custo e é renovável (3), sendo estas algumas das vantagens da sua utilização em biorefinarias. Outra vantagem prende-se com o facto de que a escolha desta biomassa como matéria-prima para a produção de compostos químicos de valor acrescentado não interfere com a produção alimentar, pelo facto de se poder utilizar solos não-aráveis (4). Pode ser encontrada em desperdícios florestais, como aparas de madeira ou árvores mortas ou em resíduos sólidos urbanos, por exemplo (5). Esta biomassa é constituída maioritariamente por celulose, hemicelulose e lenhina.
A celulose é um polissacarídeo linear constituído por unidade de celobiose (dímeros de glucose com ligações β1→4), formando uma estrutura cristalina rígida e compacta (5). Por outro lado, as hemiceluloses são consideradas heteropolissacarídeos, dada a sua diversidade. Constituem entre 10 a 40 % do material lenhocelulósico de uma planta, sendo maioritariamente constituídas por

Relacionados

  • PSicologia
    268269 palavras | 1074 páginas