pspice
DIEGO DIAS SILVA
LEONARDO DAMIÃO
ACIONAMENTO DE ELEVADOR ELÉTRICO
TUBARÃO
2014
ANTONIO EDUARDO P. DOS SANTOS
DIEGO DIAS SILVA
LEONARDO DAMIÃO
ACIONAMENTO DE ELEVADOR ELÉTRICO
Trabalho de Conclusão da Unidade de Aprendizagem de Modelagem e Simulação de Circuitos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina.
Orientador: Silvana Madeira Alves Dal-Bó
Tubarão
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 4
Como funciona o elevador 5
FORÇA CONTROLA 5
FIEL DA BALANÇA 5
TRIO PARADA DURA 6
TRAVA TUDO 6
ENTRADA PROTEGIDA 6
CAMA ELÁSTICA 6
UM ENIGMA: 6
MODELOS ANTIGOS: 7
MODELOS MODERNOS: 7
O SEGREDO: 7
CONCLUSÃO 4
INTRODUÇÃO
O Elevador é constituído de máquinas e motores elétricos são tracionados para subir e descer. Constitui um elevador elétrico basicamente, a cabina com os comandos internos, uma fiação que interliga a cabina e o quadro de comando na casa de máquinas, guias, cabos de tração e contrapeso. Na casa de máquinas encontra-se o quadro de comando e a máquina de tração.
Os elevadores elétricos estendem-se desde controlados por lógica de relés até os mais modernos com sistemas eletrônicos de alta tecnologia.
Como funciona o elevador
Por incrível que pareça, o princípio básico é o mesmo desde que a máquina foi inventada, 150 anos atrás: o elevador fica ligado a um contrapeso por meio de cabos e polias, movidas por um motor que torna possível o sobe-e-desce vertical. Claro que hoje os modelos mais modernos contam com vários aditivos, tudo para garantir a segurança e a rapidez no transporte de pessoas: freios de emergência, um computador que calcula o caminho mais lógico a ser percorrido pela cabine e sensores que impedem o fechamento da porta quando há pessoas no caminho. À primeira vista, a gente pode considerar o elevador uma