- REGIME PERMANENTE SENOIDAL CIRCUITOS RL E RC SÉRIE
ELÉTRICA
Experiência n° 1
REGIME PERMANENTE SENOIDAL
CIRCUITOS RL E RC SÉRIE
Glauco Aurélio Corrêa de Moura RA: 130546
Maique Oliveira RA: 130243 Ailton Alves RA:130549
Professora: ELIANA MORALES DIB NUNES SILVA
Sorocaba / SP
14/03/2014
1. OBJETIVO
Estudar o comportamento da corrente elétrica em regime senoidal de 60 Hz, no circuito RL e no circuito RC,
2. INTRODUÇÃO
2.1) Introdução básica do circuito RC
Se um capacitor C for ligado em série com uma resistência R e alimentado com uma tensão alternada senoidal, a tensão da fonte (Vg) será distribuída entre a resistência (VR) e o capacitor (VC), isto é, o circuito se comportará como um divisor de tensão. A relação entre as três tensões é dada por:
Figura 1: (Vg) ²=(VR)²+ (VC)²
A oposição à passagem da corrente é chamada de impedância (Z) que é a combinação dos efeitos da resistência (R) e da reatância capacitiva (XC). Valendo a seguinte relação:
onde:
2.2) Introdução básica do circuito RL
Se um indutor L for ligado em serie com resistência R e alimentado com tensão senoidal , tensão da fonte (Vg), será distribuída entre a resistência (VR) e o indutor (VL), isto é, o circuito se comportará como divisor de tensão. A relação entre as tensões é dada por: (Vg) ²=(VR)²+ (VL)²
A oposição à passagem da corrente é chamada de impedância (Z) que é a combinação dos efeitos da resistência (R) e da reatância capacitiva (XC). Valendo a seguinte relação: onde:
2.3) Introdução básica do osciloscopio
O osciloscópio é um instrumento muito versátil, sendo usado para visualizar formas de onda de sinais permitindo desta forma que seja feita uma analise qualitativa e quantitativa da mesma.