bibis
Movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX, marco inicial da arte moderna.
OBS: Do mesmo modo que o quadro impressionista se propõe a captar as mudanças mais sutis da atmosfera e da luz, a linguagem impressionista busca figurar a variedade das sensações e dos estados mentais.
Características do impressionismo nas artes plásticas:
- Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens; Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural; Valorização da decomposição das cores; Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada; Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.
PRÉ- MODERNISMO - Chegada de imigrantes europeus “Brás, Bexiga e Barra Funda”, ‘’O Cortiço’’. - Conflito de ideologia: Tradicionalismo de famílias canavieiras e os centros urbanos que recebiam influenciam dos europeus, além da camada media e operários, terem nação dos seus direitos. Manifestações sociais e regionais como A guerra de Canudos, o cangaço, a crise de misticismo nordestino, a Revolta contra a vacina, a Guerra do Contestado, o Ciclo da Borracha, a Revolta da Chibata, greves operárias e a República o Café com Leite.
• - Delimitação: Teve início em 1902 com o lançamento dos livros Canaã e Os Sertões e termina com a semana da Arte Moderna em 1922.
• - Genericamente temas sociais, dispõe de uma faceta revolucionária, que capta as dificuldades do homem moderno, da realidade brasileira e reflete novos tipos como a República e os problemas gerados pela abolição da escravatura.
Euclides da Cunha: Nordeste (nordestino) - miséria do nordestino e a submissão religiosa.
Graça Aranha: Espírito Santo (imigrantes)- e o tema foi adaptação dos imigrantes europeus ao Brasil.
Lima Barreto: retratou a Periferia do Rio de Janeiro, fazendo uma crítica ao preconceito racial. Tipo Humano: Negros.
Monteiro Lobato: SP- Vale do Paraíba (caboclo/lavrador)- crítica política relacionada com a agricultura e