Psoríase
Matéria: Patologia
3°SEMESTRE NOTURNO
RESUMO
Psoríase é uma dermatite inflamatória, crônica bastante frequente, que atinge igualmente homens e mulheres em qualquer fase da vida. Existem vários tipos, classificados de acordo com a localização e as características das lesões, a forma mais frequente é a Psoríase em placas caracterizadas pelas lesões avermelhadas e descamativas na pele, são lesões bem limitadas e de evolução crônica. È comum ocorrerem fases de melhora e piora, sua causa é desconhecida, fenômenos emocionais estão relacionados com o seu surgimento ou sua agravação, atuando como fator desencadeante de uma predisposição genética para a doença. Não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas. O tratamento é paliativo, e sua resposta varia muito de um paciente para o outro, já que o estado emocional esta relacionado, pois esta dermatose não possui cura.
Definição
A Psoríase é uma doença comum, não contagiosa e crônica da pele que produz lesões secas, avermelhadas e escamosas ao longo de varias partes do corpo, geralmente encontradas em braços, pernas, tronco, unhas e couro cabeludo, mas pode ser observada em qualquer parte do corpo, as áreas mais comuns são joelhos e cotovelos. A psoríase não é uma doença infecciosa, portanto tocar em outra pessoa não irá transmiti-la. Contudo a pele escamosa pode-se tornar infectada, principalmente se existir rachaduras.
A Psoríase em placas é o tipo mais comum, e é caracterizada por pele vermelha coberta por escamas prateadas e inflamação, com manchas circulares ou ovaladas que coçam. Alguns casos podem evoluir para um estado mais grave da doença, como a Psoríase Pustulosa onde as áreas vermelhas da pele contém pústulas com pus, ou a Psoríase Eritrodérmica, uma ampla área avermelhada da pele pode ser pruriginosa e dolorosa.
Causas
A doença se manifesta no sistema imune que tem papel fundamental em fabricar células brancas do sangue para proteger contra