PSORIASE
890 palavras
4 páginas
CONTRIBUCOES DA ENFERMAGEM AO PACIENTE COM PSORIASE UMA REVISAO BIBLOGRAFICA PSORIASE Doença inflamatória da pele. Suas causas são multifatoriais de herança poligênica, tendo fator ambiental com determinante para sua expressão .Suas lesões são eritematoescamosas, com características da sua alta proliferação celular e padrões anormais de diferenciação do queratinócitos. Existem estudos em que estima-se que em todo o mundo a psoriase afeta aproximadamente 2 % da população.(ARAUJO, BURGOS, MOURA, 2009).
A psoriase é uma doença de caráter crônica que varia de indivíduo para individuo. Cada paciente apresenta uma forma diferente e sua piora pode variar de acordo com o quadro de cada um. Mesmo assim quando a imunidade do paciente não for avaliado, sugere-se que os antígenos ambientais possam levar á resposta imunitária capaz de gerar lesões psoriáticas. (ARRUDA, et.al, 2010).
È mais comum que a psoríase se manifeste entre os 20 e 40 anos. Mas também se manifestar logo após o nascimento ou ainda tardiamente em idosos. Nos casos do surgimento em pacientes de baixa faixa etária poderá estar associada a um histórico familiar positivo. (HOBOLD, 2012)
Os locais mais comuns de aparecimento são joelhos, cotovelos, mãos, pés e tronco, podendo lesionar e se espalhar pelo corpo. As lesões são bastante delimitadas, aparecendo escamas secas e esbranquiçadas nas superfícies. Essas áreas causam incômodo físico e também constrangimento e afeta a qualidade de vida do paciente. Essas lesões aparecem com intensidade variável, mas também podem desaparecer por algum tempo. (SANTOS, VIVIAN, 2012).
Atualmente têm-se demonstrado que portadores dessa doença apresentaram mudanças metabólicas que predispõem no desenvolvimento de cardiopatias. Esses fatores de riscos podem ser cardiovasculares convencionais e não convencionais, além de risco de inflamação sistêmica e autoimunidade. (VIVIAN, SANTOS, 2012).
De acordo com a evolução da psoríase no paciente, é comum que seus portadores