ATPS PLANEJAMENTO
CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL - 7ª SÉRIE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PLANOS E PROJETOS DE INTERVENÇÃO SOCIAL
ALUNOS:
LILIAN RENATA COUTINHO
SARA DE OLIVEIRA DOMINGOS
RA: 4977671238
RA: 7304546844
Tutor à Distância: Profa. Ma. Ana Lúcia A. Antonio
Tutor Presencial: Deborah da Silva Gaspar
RIBEIRÃO PRETO – SP
25/05/2015
1- INTRODUÇÃO
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em uma conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.
Paulo Gandin, autor do Livro Texto A prática do planejamento participativo, trata da importância do planejamento educacional, más destaca que ao tratar da escola, refere-se aos demais setores da ação social, discorre sobre pensamentos que pontuam diferentes visões de educação e sociedade representadas por pensamentos e estes representam correntes filosóficas, científicas, ideológicas ou simplesmente o senso comum.
Tais pensamentos podem ser completos e globalizantes ou restritos, porém todos possuem verdades que contribuem para explicar a realidade.
2 – CONTEÚDO
•
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, artigos 13 e 14, a elaboração da proposta pedagógica deve contar com a participação dos profissionais da educação. Com tais dispositivos, a lei dá um realce ao papel da escola e dos educadores na construção de projetos educacionais articulados com as políticas nacionais, as diretrizes dos Estados e municípios são capazes, ao mesmo tempo, de levar em consideração a realidade específica de cada instituição de ensino. Como afirma Freire (2001): "... O mundo não é. O mundo está sendo. (...) Não sou apenas objeto da História, mas sou sujeito igualmente. (...) caminho para a inserção, que implica decisão, escolha, intervenção na realidade...", portanto, ele retrata a razão emancipatória que possibilita a visão de totalidade.
•