psocologia da educação
Nessa etapa, ocorre grande expansão no contexto ambiental e social. A criança sai da proteção direta dos pais e amplia as aquisições, antes estruturadas em planos lúdicos, porém agora com realizações objetivas e mais cobranças sociais, um importante avanço intelectual e de socialização, com aprimoramento do raciocínio crítico e lógico.
A criança adquire progressivamente a plena prontidão do esquema corporal, o movimento esta liberado para aquisição da motricidade fina.Uns dos maiores desafio da criança nessa fachearia é freqüenta na escola formal e domina as tarefas acadêmicas.A criança se torna mais independente e adota sua posição frente à família, escola e sociedade. Passa a compreender tendências e diferenças culturais e religiosas. O conhecimento aumenta de forma espontânea , especialmente, pela aquisição da leitura e escrita, que abre janelas infinitas para que a criança explore o mundo.Em razão disso os avanços nos processos cognitivos são aspectos importantes pra essa fase do desenvolvimento a criança desenvolve pensamento lógico, descentrar suas percepções e acompanhar suas transformações, não estando mais limitada a percepção , ela pode ter consciência e compreensão das relações entre os passos sucessivos , bem como avaliar sentimentos e acontecimentos.
Adquiri ainda a capacidade de compreender as razões das mudanças e as transformações dos estados afetivos dos outros.a escola representa a ela um microcosmo da sociedade com regras , condutas e atitude definidas , a criança relaciona –se com diferente pessoas e com vários graus de conhecimentos , possibilitando vivenciar relações de igualdade cooperação, competição submissão, liderança, aparece na criança a necessidade de amizade mais duradouras e da convivência como companheiros.A criança constrói a primeira imagem de si baseada em primeiro lugar, nas relações estabelecida com a família . Na fase