Psicóloga
Por Stella Ribeiro para o RH.com.br
O profissional de Recrutamento e Seleção exerce um papel fundamental na formação do quadro de profissionais de uma empresa, utilizando métodos para avaliação do comportamento humano na identificação das características ideais às vagas em aberto. Mas, se falamos de um processo tão sistematizado, de tamanha responsabilidade, por que bons profissionais não são sequer chamados para a entrevista de recrutamento?
A primeira possibilidade é de muitos profissionais com currículos bem planejados, com experiência e formação adequada não possuem um círculo de conhecidos que o permitirá estar presente nas melhores oportunidades que o mercado oferece. Faltou na trajetória dessas pessoas a consolidação do seu networking pessoal.
No mercado de trabalho, chega primeiro quem está ligado às oportunidades e tem agilidade. Essa dianteira pode ser alcançada numa indicação daquele amigo que você conheceu na faculdade, no clube, na confraternização de fim de ano; enfim, em qualquer ambiente onde pode socializar-se é também possível estabelecer seu networking.
Vencida essa primeira etapa, é o momento de participar da seleção; portanto, esteja preparado para ir a entrevista. Volta, preenche um formulário, faz uma redação, participa de dinâmicas de grupo... Ufa! É uma correria, por isso além de trajar uma roupa confortável e estar descansado fisicamente, esteja preparado mentalmente, pois este momento requer paciência, concentração e determinação.
Embora maçante, este momento é de fundamental importância para a identificação de seu perfil, por isso, nessa fase, nada de tentar enganar ou burlar os testes, pois além de traçar suas características, elas serão cruzadas com o perfil da vaga, as exigências da empresa e do mercado em que a organização atua. Sendo assim, cuidado! Você não vai querer ser a pessoa certa no lugar e hora errada.
Após todas as verificações feitas, se você foi