Case áfrica
Preparado pelo Prof. Ricardo D’Alò de Oliveira, ESPM RS. 2008
Destinado exclusivamente ao estudo e discussão em classe, sendo proibida a sua utilização ou reprodução em qualquer outra forma. Direitos reservados ESPM.
www.espm.br/centraldecases centraldecases@espm.br (11) 5085-4625
RESUMO
O presente relato está baseado em um caso real, onde o nome dos atores foi modificado. No entanto, o contexto e a situação vivida guardam forte semelhança com os fatos ocorridos. O case apresenta o desdobramento de uma oportunidade de negócio internacional obtida durante o SIAL de Paris. O ineditismo da operação e seu montante causaram uma retração por parte do fabricante.
PALAVRAS-CHAVE
Distribuição, negócios internacionais, exportação, inovação, internacionalização de empresas, custos de transação.
www.espm.br/centraldecases | centraldecases@espm.br
ESTRUTURA I. Introdução
II. Histórico
III. A oportunidade
IV. A proposta
V.
O desfecho
VI. Questões propostas
www.espm.br/centraldecases | centraldecases@espm.br
INTRODUÇÃO A negociação internacional é um campo bastante complexo, envolvendo inúmeras formas de realizar um negócio. A verdade é que onde haja um comprador qualificado haverá sempre algum fornecedor criativo que consiga atender a sua demanda. Por criativo entende-se como construir uma cadeia de distribuição que possa disponibilizar os produtos e serviços almejados pelos consumidores aonde quer que estejam, de forma mais eficiente e eficaz que os possíveis ou prováveis concorrentes. O Brasil não representa hoje 1% do comércio internacional, ou seja, a atuação do país como um todo é bastante limitada, focando-se no mercado interno. Em geral, as empresas quando iniciam seu processo de internacionalização tentam replicar os modelos de comercialização, ou melhor, de distribuição, empregados no Brasil. Costumam iniciar suas operações através de representantes, tradings ou distribuidores, com a linha de produtos que