psicultura
Na década de 80 a piscicultura assumiu características de uma atividade, econômica e lucrativa, através de uma série de fatores que possibilitaram sua implantação e crescimento, tais como: Tecnologias avançadas, Produção em escala comercial, Melhoria da produtividade dos peixes, qualidade do produto oferecido e retorno financeiro da atividade.
Este crescimento se deu pela necessidade do consumo de proteína animal pela população mundial, desta forma através da piscicultura pode ser obtida a um baixo custo em abundancia e em tempo rápido.
Outro segmento responsável pelo crescimento da piscicultura no Brasil foi o surgimento da pesca esportiva nos pesque-pagues e pesque soltes, que nos últimos anos ampliou em muito sua demanda.
O Brasil Possui Condições muito favorável ao desenvolvimento da piscicultura. Além do potencial de mercado nacional e mundial, que tem crescido desde 1984 passando de 10,1 milhões de toneladas, para 269.697,5 toneladas em 2004 em pescado proveniente da piscicultura de água doce. Alem disso conta com um clima favorável ao cultivo de inúmeras espécies de peixes, produção de grãos e outros ingredientes, usados nas rações de peixes e acima de tudo um invejável potencial hídrico com 8.500km de zona costeira e 5,3 milhões de hectares de água doce em reservatórios naturais e artificiais.
Dentre os diversos sistemas de produção empregados na piscicultura de águas interiores, o cultivo de peixes soltos em viveiros e barragens de terra é o mais difundido
A piscicultura (criação racional de peixes) é uma das