Psicultura
1- O que é tolerancia térmica de uma espécie e como modificá-la?
Indica o quanto a sp suporta em termos de temperatura ambiental. Há um limite inferior e outro superior .
- Esse limite depende da temperatura na qual o peixe é mantido. Ou seja, peixes mantidos a 25ºC resistirão mais a 29ºC do que aqueles amntidos a 20ºC.
- características da própria sp. Tem sp mais resistentes que outras. Ex: truta vive a 10ºC enquanto que o pacu requer 23 a 30ºC.
- O interesse maior é tornar os peixes mais resistentes para se fazer a seleção genetica para isto, mantem-se os peixes em ambientes de inverno mais rigoroso de forma que os mais fracos morrem, restando os mais resistentes. Estes se reproduzirão e seus filhos serão mais resistentes. Acredita-se que passado 6 gerações os peixes já estejam perfeitamente adaptadas à condição climática rigorosa a que foram submetidos. O mesmo poderá ser feito a: resistencia a doenças, ao manejo.
2- Como medir o tamanho dos peixes?
Compriemnto total= boca até extremidade final da nadadeira caudal;
Comprimento padrão= boca até a extremidade do pendúculo caudal
3- Tempo nublado afeta a piscicultira?
Na china se há tempo nublado por 3 dias e chove a noite, os técnicos abram a noite a entrada de agua para aumentar a oxigenio e evitam manipular os peixes no dia seguinte.
- Diminui a fotossintese e somado ao CO2 liberado pelos peixes, cocrre acidificação do viveiro com a redução do ph que redua o ph do sg do peixe o que dificulta a sua respiração.
4- Como o vento influi na piscicultura?
Aumenta a incorporação do O2 na água
Pode prejudicar as laterais dos vivieros pela corosão das ondas;
5- O que fazer com os peixes que desejo descarta?
Matar e usar como alimento.
6- Pode-se jogar a água dos viveiros nos rios?
Pela legislação a agua deve ser no mímimo igual a que foi captada