PSICOTERAPIA DE CURTA DURA O
PSICOTERAPIA DE CURTA DURAÇÃO
ESTUDO DE CASO
XIMENA CAROLINY XIMENES
SOBRAL
2015
ESTUDO DE CASO
Dados adquiridos através de duas triagens
M.C
25 ANOS
Solteiro
Origem do encaminhamento: Procura espontânea
Natural de Sobral
Discussão do Caso
O cliente chegou com a queixa principal de insatisfação no trabalho onde estava acarretando uma crise financeira. Relatou também que estava tendo algumas dificuldades de conseguir novos clientes e por consequência desses fatores pensa em trocar de profissão.
Os nossos encontros foram realizados a partir de duas triagens, onde a triagem psicológica é uma pratica geralmente utilizada em instituições com serviços de psicologia, a fim de selecionar a parcela da população interessada que pode ser abarcada pelos serviços oferecidos e encaminhar o interessado para um atendimento adequado à sua demanda.
Quanto às queixas apresentadas durante a triagem, podem ser encontradas discrepâncias entre as queixas manifestas – motivos aos quais o cliente se refere explicitamente como aqueles que o levaram a buscar atendimento psicológico – e as queixas latentes – motivos profundos, muitas vezes não-conscientes, que o levaram a procurar este mesmo atendimento (Ocampo & Arzeno, 1979/1981).
M.C mora com os pais e a irmã e relatou nessas duas triagens que possui um bom relacionamento com os mesmos. Em relação a vida social relata que costuma sair pouco, possui também poucos amigos, já que segundo ele, algumas amizades a levaram para um caminho errado. Em relação à vida amorosa relatou no momento está solteiro e que no fim do ultimo termino foi um pouco conturbado, pois em certa noite descobriu que não gostava mais da companheira.
Em nossas sessões de triagem achava um pouco tensa, pois sentíamos uma relação de desconforto. Ele me relatava que não se sentia a vontade e nem aberto para ter uma relação terapêutica comigo, pois não me sentia uma pessoa