psicose
O que é psicose
O termo psicose vem do grego “psique”, para mente, e “ose”, para condição anormal, significando literalmente condição anormal da mente. Psicose é um termo psiquiátrico genérico para um estado mental freqüentemente descrito como envolvendo perda de contato com a realidade. O indivíduo sofrendo de psicose é chamado psicótico.
O psicótico pode reportar alucinações ou crenças delirantes, e exibir alterações de personalidade e desordem de pensamento. Isso pode ser acompanhado por comportamento incomum ou bizarro, assim como dificuldade com interação social e em levar atividades cotidianas.
Uma grande variedade de doenças do sistema nervoso central, decorrentes tanto de intoxicações externas como doenças fisiológicas internas, podem produzir sintomas de psicose.
Sinais e sintomas da psicose
O psicótico pode ter um ou mais dos seguintes: alucinações, delírios, ou desordens do pensamento.
Sintomas de alucinação na psicose
Uma alucinação é definida como percepção sensorial na ausência de estímulo externo. Ela é diferente de ilusão, ou distorções perceptivas, as quais são erros na percepção de estímulos externos. Alucinações podem ocorrer em qualquer um dos cinco sentidos e tomar quase qualquer forma, incluindo desde simples sensações até experiências mais complexas como ver e interagir com animais, escutar vozes e ter sensações táteis complexas.
Alucinações de audição, particularmente experiências de escutar vozes, são comuns na psicose. Vozes de alucinação podem falar sobre ou para o psicótico, e podem envolver vários locutores com personalidades distintas. Alucinações de audição tendem a ser particularmente pertubadoras quando são depreciativas, comandantes, ou preocupantes.
Sintomas de delírio na psicose
A psicose pode envolver crenças delirantes, algumas das quais de natureza paranóica. Karl Jaspers classificou os delírios psicóticos em tipos primário e secundário. Os delírios primários são definidos como de