Psicopatologia - toc
Introdução 1 Psicopatologia do Pensamento 1 Transtorno de ansiedade e Ideias obsessivas 1 Neurose Obsessiva-Compulsiva 3 Evolução Histórica 3 Tipologias clínicas 4 Obsessões 4 Compulsões 5 Resumo do Filme 7 Estudo de Caso 8 Modelo Comportamental 10 A relação funcional entre obsessões e rituais 10 Modelo Cognitivo 11 Crenças disfuncionais na neurose Obsessiva-Compulsiva 11 1) Sobrestimar o perigo e o risco 12 2) Responsabilidade excessiva 12 3) Exagerar a importância dos pensamentos 13 4) Preocupação excessiva com o controle dos pensamentos 13 5) Intolerância à incerteza 14 6) Perfeccionismo 14 Referências Bibliográficas 15
Introdução
Este trabalho tem como objectivo perceber e caracterizar os comportamentos obsessivos e compulsivos à luz da análise do caso de Melvin em Melhor é impossível. Em primeiro lugar é apresentado um resumo do filme e explicar-se-á de que forma os comportamentos obsessivos e compulsivos se integram nos transtornos do pensamento e nas perturbações de ansiedade. De seguida aprofundar-se-á o transtorno obsessivo-compulsivo e o estudo de caso de Melvin. Por último é apresentado a resposta a este transtorno pelo modelo cognitivo-comportamental.
Psicopatologia do Pensamento
Transtorno de ansiedade e Ideias obsessivas
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou distúrbio obsessivo-compulsivo (DOC) é um transtorno de ansiedade gerado por pensamentos obsessivos que pode resultar em comportamentos compulsivos. Os pensamentos, imagens, ideias, dúvidas, impulsos que surgem na consciência fazem parte da actividade cognitiva normal das pessoas. Em geral são neutros, incidindo eventualmente em criatividade e produtividade (Rachman & de Silva, 1978, citado por Cordioli et. al., 2008), no entanto, nestes casos a forma de pensar sobre determinados assuntos leva a um medo “irracional” gerando um grande sofrimento e ansiedade ao sujeito.
A ansiedade é experienciada subjectivamente por