Vocação
O que é vocação?
Vocação é um plano de Deus para a vida de cada um de nós. “Não foste vós que me escolhestes, mas Eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais frutos”(Jo 15, 16). A palavra vocação quer dizer chamado, ou seja, Deus nos chama a uma missão e nos convida para participar da sua obra criadora. O chamado de Deus é gratuito e é sinal de todo o amor que Ele tem por nós. Ele nos chama à vida, a amar, a sermos filho Dele e a servi-Lo anunciando a Sua mensagem. O chamado nos completa e nos faz vivenciar intensamente o Seu Reino de Amor.
Podemos dizer que existe a vocação fundamental que se divide em vocação à existência - quando Deus nos chama à vida, em vocação humana - o chamado à condição de sermos pessoas e filhos de Deus e em vocação cristã - o chamado iniciado quando somos batizados para ser, como cristãos, testemunhas de Jesus. Porém cada um de nós tem uma vocação específica, ou seja, um chamado especial para ser presença de Deus na sociedade e levar a Sua Palavra conforme os dons recebidos do Senhor. Como diz São Paulo “Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Há pois muitos membros, mas um só corpo.” (I Cor 12, 19-20). Assim como o corpo tem vários membros e cada um tem uma função, assim também a Igreja. Cada um de nós tem uma função para anunciar a Palavra do Senhor e ser presença viva Dele na vida do irmão.
A nossa vocação específica pode ser a vocação sacerdotal (os diáconos, padres, bispos), a vocação religiosa (freiras, irmãs e irmãos consagrados), a vocação leiga (catequistas, coordenadores, os ministros, os pais, os casados...). Todos nós temos uma vocação específica e não se pode dizer que só alguns foram chamados, enquanto os demais não teriam recebido nenhuma vocação. O Senhor escolhe a cada um desde toda a eternidade: “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações. ”(Jer 1, 5). O chamado