Psicopatia
Esse trabalho é a última parte do “Projeto Cognição” da disciplina Psicologia da Educação . O mesmo foi realizado obedecendo as seguintes etapas:
1. Levantamento de temas através de memorial onde cada dupla relatou situações vivenciadas por eles mesmos, nas quais as atitudes deram algum indício de problemas de ordem psicológica e sobre os quais eles gostariam de investigar melhor as causas. 2. Em seguida os relatos foram entregues para a professora que após a leitura das narrativas indicou temas que por ventura estivessem obscuros. 3. A professora devolveu uma relação com os possíveis temas para as duplas discutirem e decidirem com qual daqueles trabalharia. 4. Após a entrega da relação com os temas as duplas voltaram a discutir sobre o tema escolhido levantando as suas dúvidas, suas certezas e hipóteses sobre o mesmo entregando-os novamente para a professora. 5. Na sequência do trabalho foi realizada pesquisa de conteúdos que esclarecessem as dúvidas relacionadas e confirmassem ou negassem as hipóteses levantadas. 6. Como última etapa realizamos agora a fase final de organização das informações.
O tema trabalhado pela dupla Pollyanna e Glaura foi a Psicopatia. As dúvidas levantadas foram:
A. A pessoa nasce psicopata ou se torna um ao longo da vida? B. Quais características deve apresentar um indivíduo para ser diagnosticada a psicopatia? C. As pessoas com esse transtorno conseguem ter relacionamentos românticos e até chegar a formar uma família? D. É possível que o psicopata consiga amar ao menos uma pessoa? E. Os psicopatas podem ter sucesso na vida escolar e na vida profissional? F. Todos os psicopatas são assassinos? G. Será que existem graus de psicopatia diferentes, ou esse transtorno tem a mesma intensidade em todos os casos? H. Será possível alguém conviver ou trabalhar ao lado de um deles a vida inteira e não perceber? I. Existe cura para esse transtorno? J. A maioria dos psicopatas que