Psicopatas Corporativos
Em sua grande maioria os psicopatas corporativos são pessoas elegantes, que falam bem, tem uma boa postura e são superconfiantes. São vistos como o profissional perfeito para quem os conhece superficialmente.
Por outro lado, são pessoas manipuladoras e controladoras, nunca se responsabilizam por erros e assumem o mérito dos outros, egocêntricas e narcisistas, sempre em busca do sucesso e não se sentem mal em prejudicar o outro.
COMO IDENTIFICAR UM PSICOPATA CORPORATIVO
O cotidiano do psicopata é marcado por manipulações, dissimulações e traições, sempre em busca de vantagens pessoais e para o seu perverso prazer.
Se considera o melhor em tudo o que faz.
Não se responsabiliza e nem sente culpa por suas ações, mas sabe fingir remorso quando lhe interessa. Evita registrar suas ordens e planos para poder mudar o discurso ao longo do tempo, evitando assumir responsabilidades e dificultando que seu desempenho possa ser medido.
Quando questionado, sempre finge ter o conhecimento necessário, “respondendo sem responder” para não se comprometer com as respostas. Controla todas as informações ao seu redor para que todos dependam dele.
Tudo de negativo é contra ele e tudo que é positivo é mérito dele.
Nenhuma regra se aplica a ele, todas suas ações são justificadas pela finalidade ou circunstância.
COMO ELES SE COMPORTAM EM GRUPOS
É fácil identificar as características de um psicopata nos comportamentos em relação à equipe, superiores e subordinados.
Trata os colegas como se fossem inferiores e subordinados como se fossem insignificantes.
Ridiculariza as pessoas do time para ressaltar suas qualidades. Desrespeita a privacidade dos outros, liga e os procura fora de horário de trabalho e busca interferir em duas atividades e relacionamentos pessoais.
Provoca discórdia e intriga no ambiente e se afasta da situação provocando um ambiente tenso.
Usa mentiras e