psicologia organizacional
Psicopata corporativo
Entrevista cedida pela psicóloga Marisa de Abreu para Revista Isto é
1. Como você descreveria um "psicopata corporativo"?
Psicóloga: Ele é charmoso, tem excelente postura, fala com confiança, conquista quem procura um profissional motivado e inteligente (ou seja, todo mundo). O psicopata não tem todo o conhecimento e capacidade técnica que faz as pessoas pensarem que tem mas é muito hábil em “responder sem responder” – habilidade encontrada nos políticos, não que todo politico seja um psicopata pois ele treina para fazer algo que seria muito natural no psicopata – ou seja, quando lhe fazem perguntas ou lhe dão tarefas que exigem a habilidade necessária ele simplesmente “escorrega” passando, de forma inteligente, a tarefa para outras pessoas ou faz um serviço medíocre mas ainda tem argumentos muito bem articulados para tentar convencer de que sua ação foi a melhor. Tudo isso para atingir seus objetivos de poder e dinheiro.
2. O que ele pode fazer de pior a um colega ou até mesmo para uma empresa?
Psicóloga: Pode mentir, enganar, dar rasteiras,jogarmuito sujo mesmo. Pode sorrir e fazer as pessoas pensarem que são suas amigas, convida para frequentar suacasamas não se inibe em fazer algo que prejudique a outra pessoa, como roubas clientes, falar mal sem fundamento para a chefia deste colega, e até mesmo entrar na empresa para roubar toda fonte de informação e clientes e abrir uma concorrência.
3. E quais as consequências mais comuns para suas vítimas?
Psicóloga: Raiva, prejuízos financeiros e morais. Ele pode desmoralizar seus colegas de trabalho e muitas vezes não será identificado como um psicopata, isso dificulta a recuperação da imagem das pessoas que ele denegriu.
4. Por que as empresas são campos tão férteis para esse tipo de empregado?
Psicóloga: Porque o psicopata procura o poder acima de tudo. Ele tenta provar que está acima da média.Claroque no fundo é uma pessoa muito insegura e infeliz, mas não