PSICOMOTRICIDADE
CURSO DE PSICOLOGIA
ESTÁGIO BÁSICO I: ORIENTAÇAO E SUPERVISÃO
PSICOMOTRICIDADE
DENISE FERNANDES CAMPONES
BAURU - SP
2015
PSICOMOTRICIDADE
Sabe-se que a psicomotricidade tem papel importante na contribuição para a aprendizagem de crianças em idade escolar. Para atingir esse objetivo a psicomotricidade trabalha na prevenção de problemas de dificuldades escolares tais como: afetividade, leitura e escrita, matemática, atenção, lateralidade, dominância lateral, funções cognitivas, socialização e trabalho em grupo. Para Oliveira (1997), ”A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras perceptivas, afetivas e sócio motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas indispensáveis ao desenvolvimento intelectual e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca”.
ESQUEMA CORPORAL
Desenvolvimento da atividade: os alunos iniciam o jogo caminhando livremente, enquanto o professor bate palmas num mesmo ritmo. De repente, o professor bate uma palma mais forte e fala alto o nome de uma parte do corpo, por exemplo, "nariz". Aí todos têm de correr para uma das bases e encostar a parte do corpo solicitada no cone. Conforme o número de palmas, os alunos devem seguir outros comandos listados a seguir:
★ 1 palma: encostar uma parte do corpo no cone
★ 2 palmas: as crianças devem juntar a mesma parte do corpo em duplas, por exemplo, unem as mãos, os pés, as costas ou a barriga
★ 3 palmas: formar uma roda e se agachar
★ 4 palmas: formar um trenzinho
Variação: se o professor quiser, depois de três solicitações executadas, ele retira um cone do jogo, ficando dois, e depois o outro, deixando apenas um. Isso dificulta o primeiro comando, realizado após uma palma. No final, todos terão de se ajeitar em torno de apenas uma base, encontrando um espaço para colocar nesse único cone a parte do corpo solicitada.
ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL
Bambolês – montar