Psicomotricidade
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
PROJETO A VEZ DO MESTRE
AS FUNÇÕES PSICOMOTORAS
Nezio Eneas Nunes
Orientadora
Professora: Fabiane Muniz
Rio de Janeiro
2004.
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
PROJETO A VEZ DO MESTRE
AS FUNÇÕES PSICOMOTORAS
Apresentação de monografia à Universidade Cândido Mendes como condição prévia para a conclusão do curso de Pósgraduação “Lato Sensu” em Psicomotricidade.
Por: Nezio Eneas Nunes.
2
AGRADECIMENTOS
A meus pais, que dentro de suas possibilidades sempre me estimularam a progredir nos estudos.
À minha esposa e amiga Geane Luiza pela sua paciência e carinho ajudando a organizar meu tempo e idéias.
Aos amigos que fiz no curso, professores e alunos como eu que nunca se negaram a dividir o conhecimento.
À professora Fabiane que com muita paciência ajudou na orientação dos meus pensamentos para executar a pesquisa que apresento aqui.
3
DEDICATÓRIA
Dedico o meu trabalho aos meus pais e todos aqueles que neste e em todos os momentos da vida possam vir a precisar dos conhecimentos aqui divulgados.
4
RESUMO
Ao final do século XIX começam a surgir os primeiros interesses sobre o estudo do homem-movimento e associações deste movimento com suas estruturas corporais. Com o passar do tempo foi se verificando que as descobertas do século anterior não estavam tão corretas e surge aí a primeira visão de psicomotricidade. As pesquisas que antes usavam o movimento apenas para o estudo da cognição e da afetividade se voltam para o estudo do movimento em si e sua importância para o desenvolvimento destas outras áreas. Estes estudos passam a subdividir a psicomotricidade em funções ou áreas, que abrangem todo o corpo físico e psíquico. Percebem com isto que outros fatores, internos e externos, influenciam esse desenvolvimento. Que existe além do tempo físico do relógio o tempo biológico, que é controlado por processos maturacionais sobre o qual não temos controle, mas que podemos auxiliar no seu