E Business e E Commerce
O E-Business, abreviação de Eletronic Business, é a extensão do E-Commerce. Refere-se a todas as transações do negócio online, incluindo a venda direta ao consumidor, fabricantes e fornecedores e realizar as interações com parceiros. Essas transações não são somente monetárias, mas de Marketing, Gestão de Suprimentos e desenvolvimento de novos produtos.
Engloba todas as atividades dentro de uma empresa, com clientes, fornecedores, transações eletrônicas, etc. Geralmente executadas por sistemas da informação e possui a internet como principal meio de comunicação.
Pode trazer inúmeras vantagens para uma empresa, tais como: redução de custos; ajuda na integração entre empresas; é um canal de vendas, suporte, marketing, interlocução com clientes e fornecedores; permite acesso a novos mercados; melhora no atendimento ao cliente;
Pode ser dividido em vários modelos, como:
B2B (Business to Business): todas as transações e comércios feitos diretamente entre empresas, ou seja, tanto compradores como vendedores são empresas.
B2C (Business to Consumer): transações comerceiais onde os vendedores são empresas e os compradores são pessoas.
B2E (Business to Employees): são as transações comerciais entre as empresas e os seus funcionários.
E-Commerce
O advento da internet propiciou uma nova abordagem, onde o computador, ligado em rede, trouxe a possibilidade de uma revolução na maneira de efetivar vendas: o e-commerce. Esta nova tecnologia inovou as transações de bens, serviços e informações realizadas entre empresas e indivíduos em ambiente eletrônico. Teve início nos Estados Unidos, em meados da década de 1990, sendo rapidamente propagado para a Europa e demais localidades do mundo. Devido a sua rápida expansão, o comércio eletrônico tem se mostrado um mercado de intenso crescimento, principalmente na última década. O desenvolvimento desse mercado vem ocorrendo devido ao maior número de pessoas com acesso à internet, ao aumento da confiança dos Consumidores nesse