Psicomotricidade
Etapas do desenvolvimento
1.º Trimestre de vida
Nos primeiros tempos, o bebé vai descobrindo o mundo que o rodeia, tão diferente daquele a que estava habituado. Ele vai estar atento ao que se passa ao seu lado, olha para a mãe e para o pai e toma a percepção das diferentes expressões, cheiro e tonalidades vocais. Ele vai ficar confortado com as carícias e contacto pele-a-pele e aprende a reconhecer bem os pais. E tudo vão ser aquisições contínuas e a grande velocidade (e como os pais vão rapidamente perceber como isto é verdade, particularmente no que gostariam que eles não aprendessem...).
139
Manual para Pais de Primeira Viagem (e seguintes)
O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo e dinâmico, e em permanente evolução em degraus sucessivos logo desde o nascimento.
De facto, os bebés vão desenvolvendo progressivamente as suas capacidades motoras, intelectuais e a relação com o que os rodeia.
A avaliação do desenvolvimento é efectuada segundo vários parâmetros como a capacidade motora, o desenvolvimento intelectual e comportamento social, a percepção visual e auditiva, a linguagem, mas sempre em função da idade do bebé e comparados com uma média tirada de um grupo de bebés da mesma idade.
Portanto, embora a sequência de aquisições seja igual para todos, a velocidade com que aparecem não é, havendo muitas variações de uma criança para outra, pois todas são diferentes. Um modelo único não deve ser a norma, servindo apenas como indicativo.
Manual para Pais de Primeira Viagem (e seguintes)
Assim como vão exercitando os movimentos antes de nascerem, após uma fase inicial de membros encolhidos e flectidos e mãos fechadas, aos poucos vão movimentando os membros de forma espontânea e irregular. E se deitados de ventre vão tentando rastejar e levantar a cabeça, o que também fortalecerá os músculos do pescoço, e aos poucos vão controlando a cabeça que conseguirão manter na linha média entre o 2.º e o 4.º mês.
Os reflexos