Psicomotricidade
Conheça, abaixo, o resumo da história da PPA.
Boa leitura!
ÍNDICE:
1. Da infância de Bernard Aucouturier à sua nomeação no Centro de Tours
2. O trabalho desenvolvido em Tours - primeira parte
3. O trabalho desenvolvido em Tours - segunda parte
4. A ASEFOP e as Escolas de Formação Hoje - o reconhecimento internacional da PPA
Primeiro Capítulo:
Da infância de Bernard Aucouturier à sua nomeação no Centro de Tours (França)
Bernard Aucouturier nasceu em 1934, em Touraine - o Jardim da França - num vilarejo a 20 km de Tours, no Vale do Loire, onde seus pais trabalhavam como professores. Bernard é o filho mais novo de uma família de quatro irmãos. Seu pai era muito próximo da pedagogia de Celestin
Freinet; era também pintor, esportista, fazia cinema e teatro amador, além de divulgar a cultura popular. Durante os primeiros anos de vida, Bernard foi livre para descobrir a natureza, a floresta e os campos. Seus pais não o obrigavam a ir à Escola. Este período de vida marcou profundamente sua história pessoal e profissional. Sua infância deixou muitas lembranças, particularmente o período de 1940/45, época em que ocorreu a independência de sua cidade pelas tropas americanas. Seus estudos secundários, cursados em um colégio de Tours, não o entusiasmaram muito.
Bernard começa a praticar esportes individuais, decidindo, em 1956, seguir o curso universitário de Educação Física. Jean Le Boulch era um de seus professores e seu trabalho o marcou muito.
Ao mesmo tempo, Bernard se interessa pelos trabalhos de Pierre Vayer e de André Lapierre. Se por um lado considerava a Educação Física muito mecanicista, por outro, a pedagogia do movimento o apaixonava. Bernard forma-se em Educação Física em 1959.
Chega um período negro de dois anos no serviço militar que incluiu uma experiência difícil vivida na guerra da Argélia. Bernard se recusa a usar armas. O medo e as imagens horríveis da guerra o levam a trabalhar pelas crianças