psicomotricidade
Convive-se nos dias atuais, com uma intensa estimulação do consumo por parte da sociedade, transferindo nossas reais necessidades de ser (afeto, limite, carinho) pela ilusão de que o ter nos salvará a falta original, a partir do qual se articula todas as potencialidades do desejo.
Diante da realidade social, buscam-se proporcionar nos espaços de Educação Infantil, relação e contato, permitindo uma percepção mais próxima dos desejos de cada um, do grupo e das diferenças. Para isso temos o corpo em movimento, uma trama de sensações sinestésicas, sensoriais, emocionais, neurológicas, organizadas por vias receptivas e expressivas onde a criança integra estes estímulos produzindo marcas que a façam perceber a si e ao outro, na relação.
A Sociedade Brasileira de Psicomotricidade a conceitua como sendo uma ciência que estuda o homem através do seu movimento nas diversas relações, tendo como objeto de estudo o corpo e a sua expressão dinâmica. A Psicomotricidade se dá a partir da articulação movimento/ corpo/ relação.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 20 de dezembro de 1996 (Lei 9394) art. 29 “a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.
No entanto, para que haja esse desenvolvimento integral é preciso que tenhamos profissionais capazes e conscientes da importância da psicomotricidade, considerando-a como a ciência que envolve toda a ação realizada pelo indivíduo, que represente suas necessidades e permita suas relações com os demais.
Sendo assim, decidiu-se elaborar uma pesquisa bibliográfica que enfocasse esta situação conhecendo melhor a definição de psicomotricidade e sua importância na vida das crianças durante a educação infantil.
2. JUSTIFICATIVA
A Psicomotricidade vem interagindo com as demais ciências da