Dossiê Líbia
PERGUNTAS E RESPOSTAS:
1. Quem foi Muamar Kadafi e como ele chegou ao poder na Líbia?
O coronel Muamar Kadafi (1942-2011) nasceu no deserto da Tripolitânia, região oeste da Líbia, próximo à cidade de Sirte. Era filho de um agricultor nômade e pertencia à pequena tribo Kadafi - para se ter ideia, existem mais de 140 tribos diferentes convivendo em território líbio.
Kadafi graduou-se na Universidade da Líbia em 1963 e na Academia Militar da Líbia em 1965. Desde essa época, já conspirava para derrubar a monarquia encabeçada pelo Rei Ídris I, que subiu ao trono em 1951. Dirigente da irmandade político-religiosa Sanusiah (fundada em 1837 na região da Cirenaica, no leste da Líbia), Ídris apoiava-se nas tribos da região leste do país. Com o golpe militar de 1969, que derrubou a monarquia, o coronel Kadafi despontou como o principal dirigente do Conselho do Comando Revolucionário e, mais tarde, da República Líbia. Foram as tribos do oeste, da região da Tripolitânia, que forneceram a base de sustentação para o regime de Kadafi, que com o tempo tornou-se cada vez mais ditatorial.
2. Quais as principais fases da ditadura de Kadafi?
Em 42 anos de poder, Kadafi impulsionou diferentes políticas, marcadas por grandes reviravoltas. Assim que assumiu o governo da Líbia, em 1969, instituiu a fase do "nacionalismo árabe". Inspirado pelo exemplo do líder egípcio Gamal Abdel Nasser (1918-1970), que nacionalizou o Canal de Suez, Kadafi nacionalizou, em 1973, todos os ativos das companhias petrolíferas estrangeiras no país (a Líbia é um dos principais produtores mundiais de petróleo, membro da OPEP - Organização dos Países Produtores de Petróleo), bem como os ativos das companhias de seguros e dos bancos. O ditador também buscou, desde 1970, a integração política da Líbia com outros países árabes como o Egito, o Sudão, a Síria e a Tunísia. Fracassou. A última tentativa de união, com o reino do Marrocos, realizada em 1984, durou apenas duas semanas.