Psicomotricidade
1. PROBLEMATIZAÇÃO:
As crianças quando chegam às escolas, indivíduos que são, trazem características pessoais bastantes diferentes entre si. Certas crianças demonstram características de dificuldade de aprendizagem de conteúdos devido à falta de desenvolvimento de habilidades especiais. Outras apresentam lentidão de aprendizagem, também de conteúdos específicos. Por encontrar crianças que apresentam dificuldades e não saber o que fazer para ajudá-las, muitas acabam ficando de lado, o que aumentam suas dificuldades.
2. JUSTIFICATIVA:
Na realidade, vários problemas de reeducação não aconteceriam junto à leitura, a escrita, se a psicomotricidade fosse utilizada como principal meio educativo associada a exercícios gráficos e de manipulação.
A justificativa principal para a realização desse projeto é a necessidade de trabalhar com os alunos, que apresentam dificuldades em sua avaliação psicomotora, buscando assim um aprimoramento psicomotor, e consequentemente melhor aprendizagem.
Contribuindo com o tema os autores ressaltam: “A própria criança percebe-se e percebe os seres e as coisas que a cercam, em função de sua pessoa, sendo que a sua personalidade se desenvolverá através da progressiva tomada de consciência de seu corpo” (MEURS & SATES, 1984).
Para a criança, não se trata só de conhecer o nome das diferentes partes de seu corpo, mas poder estimulá-la a movimentar-se livremente, conduzindo a uma reflexão, à uma abstração, habilidade tão necessária no processo de alfabetização.
Quando a criança já sabe onde se situam e qual o nome das partes de seu corpo ela tem condição de apurar os seus sentidos, percebendo assim as orientações e posições que cada parte de seu corpo pode tomar.
O trabalho corporal desenvolverá a capacidade de atenção interiorizada, pois as atividades corporais propostas favorecem a formação do esquema e imagem corporal, facilitam a interrelação do sujeito no grupo, liberam recalques corporais, despertam e refinam a