Psicomotricidade e desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO
A Psicomotricidade é a capacidade de se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade.
Está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo usa seu corpo para demonstrar o que sente. Colabora de forma expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal. Seu objetivo principal é incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.
A abordagem Psicomotora irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal.
O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.
Conforme Deyse (2004) “O bebê desde o nascimento, entra em relação afetiva com seus pais e vai fazendo a descoberta das suas capacidades motoras, sensoriais e intelectuais, construindo aos poucos sua identidade.”
A partir disso o trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever então a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo.
Segundo Maluf (2003) “Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades provocam o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimento sem estresse ou medo, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente e emocionalmente.”
Por meio da recreação, a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento