psicomotricidade e aprendizagem
Após alguns anos, de experiência e observância, em uma classe com crianças de 1 a 3 anos, na escola particular Coelhinho Educação Infantil, em Cruzeiro, tive a possibilidade de entender como uma criança é diferente da outra uma mais ágil e mais atenta quanto outra mais lenta e dispersa, vi várias formas de avaliar o comportamento e desenvolvimento psicomotor das crianças e adquirir uma avaliação temporal de cada fase. Com base nesta teoria podemos dizer que infelizmente, hoje em dia, não há muitos olhos para essas ações e também não há interesse de muitos profissionais nesta faixa etária, a escola que tem hoje uma sala com crianças de 1ano e 8 meses, são consideradas creches ou maternal, sendo assim, crianças com capacidade motora comprometida, crianças que precisam ser orientadas a todo momento, e por esta razão procurei pesquisar e estudar os assuntos ligados à psicomotricidade como processo de aprendizagem, pois como afirma Coste (1981 pag. 49)
“O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas na aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcionalidade, da lateralidade, e do ritmo.”
Portanto é preciso fazer brotar uma expectativa que alcance na criança o desenvolvimento psicomotor desta faixa etária, por tanto faz se necessário que o profissional da educação proceda com atividades transformadoras na sua rotina. Seu ato passa por ponderação a fim de rever sua proposta acerca da educação e sua qualidade independente das diferenças individuais de cada aluno.
Embora tenhamos que superar alguns desacordos, faz-se concernente e necessário o profissional da educação, ampliar os horizontes através do presente trabalho tendo como tema a refletir: A psicomotricidade como aprendizagem na educação infantil.
A presente investigação, seguindo a linha de pensamento que dá sequência ao trabalho de pesquisa, parte do seguinte problema de pesquisa: Qual é o papel do professor da educação infantil em lidar