Psicomotricidade e Aprendizagem
EDILEUZA RIBEIRO SANTOS
PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM
Trabalho da Disciplina Psicomotricidade e Aprendizagem do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Guanambi
Professora: Gláucia de Castro Donato
Guanambi-BA
Outubro, 2011
PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM
O corpo humano é dotado de características próprias e individuais que se apresentam de forma organizada e em organização, suscetível a novas adaptações e disponível à aprendizagem, reflete o orgânico, o emocional, o neurológico, ou seja, a sua totalidade. A psicomotricidade tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento em relação ao seu mundo interno e externo, o que favorece uma aprendizagem entendendo que o corpo expressa o que pensa. Por isso a motricidade influi no psiquismo humano, já que o processo intelectual depende da maturidade do sistema nervoso.
Sabendo disso, reconhece-se que desde os primeiros anos de vida a criança responde a estímulos do meio ambiente, dando início às etapas do seu desenvolvimento motor, uma vez que respondendo a esses estímulos e buscando suprir suas necessidades ela começa a interagir com o mundo e a construir a sua aprendizagem.
Nos primeiros meses de vida aprende a sugar e a esboçar pequenos movimentos aleatórios de mãos e pés. No decorrer do seu crescimento ela vai se percebendo e construindo o seu esquema e imagem corporais além de estar em constante observação do mundo a sua volta procurando agarrar tudo o que está próximo, sentindo as coisas que lhe despertam atenção através da interação do seu corpo com o mesmo, tateando, cheirando e manipulando.
Nesse processo de desenvolvimento é muito importante os estímulos externos por parte dos pais e familiares. Quanto melhores e intensos os estímulos, maior será a sua evolução motriz. Ela aprende a imitar sons, movimentos, gestos, a fazer expressões faciais, a pular, a