psicomotricidade no construtivismo
A proposta teve o mérito de levantar a questão da importância de se considerar o conhecimento que a criança ja possui.
O jogo é considerado o principal modo de ensinar, é um instrumento pedagógico, um meio de ensino, pois enquanto joga ou brinca a criança aprende. Sendo que este aprender deve ocorrer num ambiente lúdico e prazeroso para a criança. João Batista Freire, resgata a importância de se dar preferencias a jogos que façam parte da cultura infantil das crianças. Freire, traz na abordagem, a importância do brinquedo simbólico, na sua construção imaginada e incorporada, a criança vive e representa infinitas relações. O professor não é o centro da aula ele proporciona as atividades aos alunos, porém dá autonomia para eles, na execução das tarefas, e o professor orienta os alunos a diferentes possibilidades que eles podem encontrar durante a realização de uma atividade.
ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA - INTERACIONISTA
É preciso lembrar que, no âmbito da educação física, a psicomotricidade influenciou a perspectiva construtivista-interacionista na questão da busca da formação integral, com a inclusão das dimensões afetivas e cognitivas ao movimento humano.
Na discussão do objeto da educação física escolar, ambas trazem uma proposta de ensino para a área que abrange principalmente crianças na faixa etária até os 10-11 anos.
Na perspectiva construtivista, a intenção é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, e para cada criança a construção desse conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo.
Nesta concepção, a aquisição do