Psicomotricidade (educação física)
Imagem Corporal: Pedir para que os alunos representem algumas situações corporalmente, essas representações se refletem no andar, no agir, no se comportar, na postura, etc.:
Representem como o corpo se comporta quando:
· Estamos com medo;
· Estamos com frio;
· Estamos com sono;
· Estamos com raiva; etc.
Reflexão: Podemos concluir que imagem corporal é o conceito (definição) que cada pessoa tem de seu corpo e suas partes, bem como a forma que ele se comporta ou deve se comportar em diferentes situações.
Lateralidade:
BATATA QUE PASSA Crianças em círculo, uma de posse de uma bola que passará da direta para a esquerda, enquanto todos cantam:
Batata que passa, passa
Batata que já passou
Quem está com abatata
Coitadinho já dançou Ao terminar de cantar, quem estiver de posse da bola, dançará no meio da roda.
Coordenação Estática:
Contar histórias é um exercício de renovação da vida é possibilitar o imaginário, é desafiar a construção de um leitor e/ou ouvinte.
A contação de histórias contribui para o desenvolvimento intelectual e comunicativo, despertando o interesse pela leitura, estimulando a imaginação e provocando a oralidade.
Coordenação Dinâmica (Visual/Manual): movimento das mãos e dedos (amassar argila, massa de modelar, manipular, enfiar contas, cortar, separar grãos, pintura a dedo, movimentos de abrir e fechar as mãos, os dedos...);
Coordenação Motora Fina:
Rastreamento: A técnica trabalha as habilidades motoras finas como a coordenação olho-mão e o início escrita. Deve-se desenhar um número ou uma letra numa folha de papel. Em seguida, as crianças começam por traçar com o dedo. Depois, as crianças usam uma cor de lápis e traçam os contornos. Em seguida, as crianças usam a segunda cor para rastreá-lo novamente. Em seguida, eles usam a cor de terceiros para traçar os contornos mais uma vez.
Coordenação Motora