Educação Física - Psicomotricidade
As atividades mencionadas a seguir foram elaboradas teoricamente junto ao estudo da psicomotricidade e, posteriormente, aplicadas para comprovação de fatos, atitudes e descobertas quanto ao desenvolvimento da criança, não só no ensino da dança, mas em qualquer área em que se faça necessária a descoberta do corpo em movimento.
Os exercícios estão divididos de acordo com as fases de desenvolvimento e cada um deles traz a forma como deve ser aplicado, respeitando-se a individualidade do professor e de seus alunos, bem como os objetivos e sua relação com a dança. Uma vez que a criatividade emanada durante as atividades pode ser transferida como argumento e representação de uma coreografia, o professor pode utilizar esses exercícios como recurso coreográfico, além de ser ferramenta na descoberta do corpo e de suas possibilidades.
Nota-se que os exercícios trabalham o S.P.H dentro de sua especificidade e vinculam-se todas as áreas de Lúria estudas no início deste trabalho. A idéia é verificar a existência de uma correlação entre os elementos estudados dando ao leitor a possibilidade de fazer as pontes conforme sua necessidade e interesse pelo assunto.
A) Exercícios para a faixa etária entre 4 a 10 anos.
1 – Exercício respiratório (deitado-sentada ou em pé) - trabalhar a contração e a dilatação abdominal:
a) “Bichinho” = contrair e dilatar o abdômen pensando em “esconder e expulsar” algo de seu abdômen.
b) “cheirar a flor e apagar a vela”;
c) “respiração acompanhando a fase abdominal, diafragmática e peitoral”;
d) “acompanhar a respiração através de um ritmo ditado pelo professor”.
Desenvolvimento/Objetivo: Consciência corporal quanto à respiração de um modo geral e, especificamente na dança, a contração abdominal é um elemento fundamental para a postura e equilíbrio do bailarino. Desta maneira, a criança desde cedo deve aprender a utilizar a contração abdominal,