Psicomotora recreação
A psicomotricidade relaciona-se ao desenvolvimento neuro-muscular do indivíduo, existindo assim, uma inter-relação entre corpo e mente.
Na criança, a função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo encontram-se harmoniosamente relacionados, sendo assim a psicomotricidade visa facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica, auxiliando à criança a adquirir noção de espaço e lateralidade, orientação em relação ao seu corpo, aos objetos, as pessoas e aos sinais gráficos.
A relação entre o pensamento e a ação envolvendo a emoção caracteriza a psicomotricidade como ciência da Educação, desenvolvendo funções da inteligência e procurando educar o movimento. A partir do exercício físico o intelecto se constrói tendo a importância fundamental do desenvolvimento do corpo, da mente e da emotividade. Sem o suporte psicomotor, o pensamento não poderá ter acesso dos símbolos e à abstração.
Na utilização de jogos pode-se desenvolver e observar na criança, o equilíbrio, a tenção, a lateralidade, a coordenação motora, a coordenação oculosegmentar, a velocidade, entre outros aspectos da psicomotricidade, além de facilitar a socialização e a cooperação entre as crianças e o desenvolvimento da criatividade, da atenção e da emoção.
Podem-se citar ainda áreas que agem quase sempre vinculadas umas as outras visando a estimulação das habilidades motoras, cognitivas e afetivas, tais como:
* Comunicação e expressão
Possibilitar a troca de experiências e a atuação verbal e gestual, no mundo e está relacionada a atividades fonoarticulatórias e respiratórias, fazendo a linguagem ser função de expressão e conhecimento do pensamento e função de socialização. Realizam-se exercícios fonoarticulatórios e respiratórios como assoprar apitos e língua de sogra, encher bexiga e expirar produzindo