Compare as respostas
Professor: Luís Carlos Romeiro
Teoria Econômica
1 – Definição e Objeto da Economia.
Economia: o problema da escassez dos bens e serviços que suprem as necessidades dos homens está longe de ser resolvido, o que explica ser a Ciência Econômica o estudo da escassez e estar classificada entre as ciências Sociais.
Riqueza: a riqueza de um país num determinado momento é a soma dos recursos naturais disponíveis, mais sua população e tudo o que tiver sido produzido e preservado pela economia do país durante a sua existência.
Teoria Econômica: é o ramo do conhecimento humano que estuda as leis que regem a produção, a distribuição, o consumo e a circulação de bens e serviços numa sociedade.
Agentes Econômicos: são os indivíduos que fazem parte da economia e desempenham diferentes papéis, como o consumidor, o empresário, o operário etc.
Fatores de produção: são os recursos empregados pelo homem para produzir os bens e serviços. Compreendem o trabalho humano, o capital e os recursos naturais.
Bens: mercadorias que resultam da produção econômica e que direta ou indiretamente satisfazem às necessidades humanas, como alimentos, roupas pontes, etc.
Serviços: são determinados atos executados por indivíduos ou empresas que satisfazem às necessidades, mas que não têm uma existência concreta ou tangível, como uma consulta médica, um telefonema etc.
2 – Os Problemas de Natureza Econômica.
O problema fundamental da economia: é a impossibilidade de se produzir bens e serviços em quantidades ilimitadas para satisfazer às necessidades humanas permanentemente ampliadas, pois os fatores da produção existem em quantidades limitadas. Este fato também é conhecido como Lei da Escassez.
Quatro perguntas fundamentais: - o que produzir? – indica que é necessário identificar a natureza das necessidades humanas, para saber quais bens e serviços a produzir; - quanto produzir? - reconhece a limitação existente na