Psicologo
O treino desportivo pode ser definido como um processo complexo, organizado de forma sistemática e pedagógica com vista à maximização do rendimento desportivo. O treino desportivo utiliza meios, métodos e condições.
Meios ….. Exercícios
Métodos….. Forma organizada para atingir um fim
Condições…materiais, sociais
O treino desportivo pode ser entendido como o conjunto de atividades resultantes da aplicação da carga (fadiga) + recuperação (adaptação).
Carga no sentido de representar o conjunto de estímulos a que o atleta é sujeito.
Recuperação entendido como um processo de adaptação do organismo do atleta aos estímulos da carga de treino, cuja função é a de assegurar a adaptação do atleta ao trabalho realizado ou como meio de otimização do efeito da carga.
Podem ser definidos dois tipos de recuperação:
Recuperação passiva, que implica descanso completo, ou;
Recuperação ativa, que implica a realização de treino físico de baixa densidade.
HETEROCRONISMO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO /ADAPTAÇÃO
Carga de treino O termo carga de treino designa o estímulo ou stress que é imposto a um praticante desportivo no quadro da realização de exercícios de preparação ou de situações de competição.
Estes estímulos, de forma objetiva e intencional, procuram induzir estados de fadiga controlada orientados para a obtenção de adaptações específicas.
Os níveis de fadiga e os processos de recuperação subsequentes são determinados pelas características dos estímulos aplicados.
O conjunto dos estímulos de treino constitui a carga física: é a carga física, associada a um exercício, a uma sessão de treino ou a um ciclo mais longo de preparação, que provoca a resposta adaptativa no organismo.
É necessário ter em conta, no entanto, que o sentido das adaptações de treino obtidas é determinado pela carga física no seu conjunto complexo e variado, e não pelo efeito de um único exercício, que não é suficiente para provocar restruturações orgânicas