Estudo de caso
Ac. Enf. Maria A M Santos
Enf. Drª Marislei Espíndula Brasileiro
1 Estado de saúde
B.C.M.S, 12 anos, pardo (a), feminino, solteiro (a), brasileiro (a), cursando ensino fundamental, residente em Goiânia, zona urbana, natural de Goiânia-GO.
Foi admitido na unidade de clínica médica proveniente da emergência, com diagnóstico médico de asma brônquica.
2 Queixa principal
Dispneia e alguns episódios de apneia.
3 História da moléstia atual.
A paciente B.C.M.S,após várias vezes sentir dispneia,passou a ter episódios de apneia durante alguns segundos cada crise. Paciente foi levada à assistência medica e após alguns exames foi diagnosticada com bronquite. A mesma segue tratamento.
4 História pregressa
Paciente já apresentou quadro de pneumonia quando criança de 0 à 1 ano.
5. Sistema familiar
História familiar negativa para problemas respiratórios. Bom convívio familiar com a mãe,os dois irmãos e o padrasto.
6 Padrões de vida, orientação sociocultural, interação social, disponibilidade de recursos e fatores ambientais relevantes
A paciente é dependente da mãe,mora com os dois irmãos, e o padrasto. Em sua residência possui saneamento adequado e higienização do ambiente contra agentes que possam agravar seu problema. Paciente gosta de estudar,acessar internet e ver televisão.
7 Requisitos de autocuidado
Paciente um pouco explosiva, o que caracteriza sua idade ,é alegre, católica, não apresenta déficits de aprendizado e é capaz de realizar sua própria higienização em geral. Em ambulação. Hábitos de excreção normal. Hábitos alimentares normais (em media cinco refeições diárias).
8 Ao exame
Paciente alega ausência dos exames realizados.
8.1Estado geral:
Paciente encontra-se nutrido, normocorado com os demais sistemas em homeostasia, se encontra em tratamento no qual reage bem. Realizei acompanhamento do paciente e após algumas semanas em tratamento,a mesma não apresenta mais sintomas.