psicologiassomatica hoje

1747 palavras 7 páginas
O Diabetes é uma doença causada por fatores múltiplos. Ela é, fisicamente, caracterizada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue. O Diabetes Tipo 1 atinge crianças e adolescentes e a Tipo 2 atinge principalmente uma população entre 30 e 69 anos, embora já surjam casos também em crianças devido à obesidade e sedentarismo infantil.

Sintomas principais de Diabetes são: muita sede, muita fome e muita urina. Outros são: sonolência, dores generalizadas, formigamentos e dormências, cansaço doloroso nas pernas, câimbras, nervosismo, indisposição para o trabalho, desânimo, turvação da visão,
A rejeição da doença piora o quadro clínico. Cada diabético enfrenta a doença de maneira diferente de acordo com a sua estrutura psíquica ou organização mental pessoal.

Vários autores consideram o Diabetes uma doença psicossomática, ou seja, que possui fatores emocionais em sua causa. A doença psicossomática surge em decorrência do modo como a pessoa vivencia as emoções. Quando não expressamos nossas emoções devidamente, elas podem ser descarregadas em alguns órgãos, como no estômago, intestinos, coração, vasos sanguíneos, pele, etc. Uma agressividade contida pode estourar na própria pessoa. “A incapacidade de comunicar com palavras os seus pensamentos faz com que essa pessoa ‘fale’ com a ‘linguagem dos órgãos’, ou seja, o adoecer de determinado órgão é a forma inconsciente de o indivíduo proclamar seu sofrimento, por não conseguir fazê-lo de outra forma…”

O tratamento médico apenas não é suficiente para tratar e controlar a doença, evitando as complicações, pois além de exames e medicamentos, também é necessário reeducação alimentar, exercícios físicos, equilíbrio emocional; aspectos que interferem diretamente sobre a doença, descontrolando-a e agravando o quadro, devendo então o diabetes ser abordado de forma multidisciplinar.
A maneira como o diagnóstico é comunicado pode influenciar no tratamento. A verdade deve ser dita, sendo que medo, insegurança, revolta e

Relacionados