Materiais Polímeros
Poliméricos
Integrantes do grupo: Kléber Meira
Mayron Alves Ribeiro
Renata Gouvêa Saldanha
Professor: Rubens Pedrosa
Turma: CI
Introdução
Os materiais poliméricos, nos últimos anos, veem ganhando espaço nas construções civis. Muitas são as possibilidades de seu uso como material de construção. Os primeiros polímeros sintéticos resultaram da procura de substâncias que reproduzissem as propriedades encontradas nos polímeros naturais. Assim, a falta de borracha natural, no período da Segunda Guerra Mundial, motivou a pesquisa para obtenção de borracha
Sintética (Buna S). Na tentativa de substituir a seda, descobriu-se a fibra de nylon.
Posteriormente, surgiram vários tipos de polímeros, que permitiram uma modificação muito grande nos costumes do mundo atual.
A palavra polímero é utilizada para classificar moléculas orgânicas formadas por um grande número de unidades moleculares repetidas, denominadas meros. Mero significa partes e poli, muitos. Então o significado oriundo da palavra polímeros é muitas partes.
Quando começaram a ser usados na construção civil, os materiais poliméricos apresentaram inúmeros casos de insucessos devido a deficiências de resistência às intempéries, estabilidade e durabilidade. No entanto, essas dificuldades estão sendo rapidamente superadas. A construção civil tem se constituído, nos últimos anos, como o mais importante mercado dentre todos os atendidos pela indústria de polímeros. Esse aumento da demanda é decorrente de algumas de suas características, tais como baixa densidade, alta resistência elétrica, baixa condutividade térmica, ductibilidade e elevada resistência à corrosão.
O que são polímeros?
Os polímeros são constituídos de macromoléculas orgânicas, sintéticas ou naturais. Os plásticos e borrachas são exemplos de polímeros sintéticos, enquanto o couro, a seda, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídas de macromoléculas orgânicas naturais.
Os