Psicologia
Escolas Privadas
Aplicou-se 99 questionários em alunos da terceira série do ensino médio, divididos em três classes. A Média dos alunos é de 16,98 anos, sendo a média dos meninos um pouco mais alta (17,09) que das meninas (16,98).
Os jovens da escola privada dedicam-se exclusivamente á educação, e o contato com o trabalho é intermediado pela figura dos pais, professores e educadores. Segundo um dos professores, o trabalho está ligado a possibilidade de consumo, não sendo atribuída função social a este. Nas Escolas privadas o principal objetivo é o ingresso na universidade, de preferência nas Publicas, que são consideradas as melhores instituições de ensino superior.
Quando os alunos definem trabalho, as respostas mais frequentes são: Forma de ganhar dinheiro (38%) , forma de sobrevivência (16,3%) , fazer o que gosta (10,9%) , e sofrimento (8,7%). Trabalho parece um “mal necessário”, mas é algo para o futuro, pois no memento os pais garantem a capacidade de consumo destes jovens. Apenas 1 em cada 10 alunos falam do trabalho como fazer algo que gostem.
Quanto á relação entre trabalho e gênero, os jovens, principalmente as alunas, insistem em afirma a necessidade de que haja igualdade de oportunidades nas carreiras para homens e mulheres. Alguns alunos e alunas chegam a ficar ofendidos com a possibilidade de que possa existir diferença de trabalho entre homens e mulheres.
Escola Publica
As mulheres foram à maioria que responderam ao questionário (60,9%). A média de idade dos alunos era de 18,91, sendo que os meninos eram em media, mais velhos (19,27) que as meninas (18,7). Boa parte dos alunos trabalha (49,5%), sendo este numero maior entre os homens (61,8%) que entre as mulheres (41,5%). Esperava- se que mais alunos trabalhassem por estarem matriculados no período noturno, mas constatou-se que dificuldade de jovens de periferia inserir no mercado de trabalho.
As ocupações mencionadas são variadas, mas geralmente exigem baixa qualificação, por