Psicologia
A comunicação é a arte de estar em contato com outras pessoas, seja para passar-lhes informações ou para recebê-las. O homem, como animal social, necessita de estar sempre em contato com os outros da sua espécie. Isso porque o homem desenvolve as suas habilidades a partir da observação dos demais ( TEIXEIRA, 2010).
A linguagem é o uso da palavra articulada ou escrita como meio de expressão e de comunicação entre pessoas, sendo pois um sistema de signos que serve de meio de comunicação entre indivíduos. A comunicação pode ser percebida por diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguir-se em linguagem visual, linguagem auditiva, linguagem tátil etc., ou, ainda, em outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos. Através do uso da palavra articulada, escrita, informatizada e até criptografada temos os meios de expressão que tornam possível a comunicação entre os seres (FERRARO, 2009).
Uma comunicação bem-sucedida, de qualidade, depende, pois de uma relação de entendimento, conhecimento e respeito entre as partes. Se faltar um dos itens deste tripé, o processo comunicativo não só pode como deve ficar seriamente comprometido. Assim, a comunicação é regida por um processo de controle, que é a habilidade para fazer que algo se comporte exatamente como se deseja (TEIXEIRA, 2010).
2. COMUNICAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
A relação entre a tecnologia e a comunicação é muito íntima. Ela teve início com teve inicio com Gutenberg e a invenção da imprensa. Com o desenvolvimento da eletrônica no século XX essa relação ficou mais evidente. A década de 1970 marcou um avanço tecnológico tão profundo que se convencionou chamá-lo de Terceira Revolução Industrial. O fator decisivo foi a invenção do chip eletrônico e a possibilidade de miniaturização dos equipamentos. Tal processo levou à criação do computador pessoal. E com isso veio a invenção da internet que produziu uma verdadeira revolução nas comunicações (BOCK,A.; ET.AL,