Psicologia
1 - O ESPORTE NA SOCIEDADE ATUAL
Os jogos tiveram sua origem nos combates e nas lutas e sua evolução depende das peculiaridades de cada sociedade, suas estruturas econômico-socio-culturais. Esses fatores são determinantes para compreendermos o grau de importância do esporte para cada sociedade em particular. Cada cultura abriga condições especiais para o desenvolvimento do esporte. Por outro lado observamos o fenômeno da “Universalização do Esporte” que ocorre em nosso tempo. Essa universalização seria a tendência de competividade e representatividade que os povos independentemente de sua cultura desenvolvem entre si para os diversos encontros esportivos.
A agressividade nos esportes é algo muito debatido. De fato ela é um dos comportamentos mais complexos que existem e vendo sendo estudado há muito tempo pelos pesquisadores. Quando falamos de agressividade no esporte devemos considerar as diferenças e particularidades nas sociedades. Acreditar unicamente e simplesmente na agressividade como comportamento próprio e básico do ser humano nos lança para longe do aprofundamento de sua compreensão. Tentar compreender os fenômenos esportivos somente através das condições econômicas e sociais das sociedades pode ser um erro, pois todos os acontecimentos estão relacionados não somente à historia econômica e política, mas como também ao seu próprio tempo, evolução e cronologia. Acredito, portanto que, no meio esportivo as questões sociais podem ser decisivas, porém a competência de medidas motivacionais e disciplinadoras pode levar a uma autonomia dos fatos. Afinal, não se pode nivelar uma situação por causa do contexto de uma sociedade, não é correto e nem sensato.
O surgimento da relativa autonomia dos esportes não pode ser datada precisamente, mas basicamente surgiu quando o jogo popular passou para sua forma mais evoluída, que seria hoje o que chamamos de esporte moderno. Desse modo então, o esporte