Psicologia
Nacionalidade Russo, Soviético
Residência Império Russo, URSS
Nascimento 26 de setembro de 1849
Local Ryazan, Rússia
Falecimento 27 de fevereiro de 1936 (86 anos)
Local Leningrado, URSS
Actividade
Campo(s) Fisiologia, psicologia, medicina
Instituições Academia Médica Militar
Alma mater Universidade de São Petersburgo
Conhecido(a) por Condicionamento clássico
Inibição transmarginal
Modificação do comportamento
Influenciado(s) John Broadus Watson
Prêmio(s) Nobel de Fisiologia ou Medicina (1904), Medalha Copley (1915) ver Ivan Petrovich Pavlov (em russo: Иван Петрович Павлов) (Ryazan, 26 de Setembro de 1849 — Leningrado, 27 de Fevereiro de 1936) foi um fisiólogo russo.
Foi premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Ivan Pavlov veio no entanto a entrar para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado).
Casa de Ivan Pavlov em Riazan
Na década de 1920, ao estudar a produção de saliva em cães expostos a diversos tipos de estímulos palatares, Pavlov percebeu que com o tempo a salivação passava a ocorrer diante de situações e estímulos que anteriormente não causavam tal comportamento (como por exemplo o som dos passos de seu assistente ou a apresentação da tigela de alimento). Curioso, realizou experimentos em situações controladas de laboratório e, com base nessas observações, teorizou e enunciou o mecanismo do condicionamento clássico.
Um dos muitos cães usados por Pavlov nas suas experiências, Museu Pavlov, Rússia. Note-se que o recipiente utilizado para o armazenamento da saliva está cirurgicamente implantado no maxilar do animal.
A idéia básica do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados,