Projetos pedagogicos
INTRODUÇÃO
É sabido que uma das instituições sociais que mais influi no desenvolvimento da criança é a família, pois desde que nasce a primeira educação recebida é no seio dela. Ao se fazer uma breve retrospectiva histórica, percebe-se que grandes transformações ocorreram na estrutura familiar e que estão intimamente ligadas ao tipo de políticas econômicas, a educação de cada época e, portanto a educação recebida na família serve de base escolar.
A educação de valores se dá pelos sentimentos de amor, justiça, solidariedade e prazer, razões que justificam ou motivam as ações.
A educação como um direito fundamental deve se estruturar partindo do princípio dos direitos humanos. A escola deve impregnar nos alunos uma cultura de valores, reforçar de maneira acentuada a participação dos mesmos, para serem mais protagonistas do que meros figurantes. Enfatizar que as atividades de aprendizagem escolar são um dos melhores dinamismos da formação pessoal e educação cívica.
Criar uma nova figura educativa que mescle o papel de pedagogo, do educador social e do animador sociocultural que se responsabilize por promover na escola todas aquelas atividades que em algumas medidas transcendem os trabalhos estritos das aulas. Coordenando parte das atividades da escola vinculada ao Plano de Ação da Orientação Educacional, envolvendo os pais e toda comunidade escolar de modo que permitam cobrir os diferentes objetivos inerentes ao processo educativo.
Segundo Freinet, aproximando as crianças dos conhecimentos da comunidade elas podem transformá-la e assim modificar a sociedade em que vivem.
Esse trabalho é um trabalho de cidadania de democratização do ensino pela formação de um ser social.
Problema:
Por que as crianças e os jovens estudantes não conseguem conviver em harmonia com as normas disciplinares da escola e da sociedade?
Hipóteses
§ Falta de limites e autoridade amorosa dos pais;
§ Crianças e jovens vivem só